Joinville foi escolhida para sediar, entre 11 e 13 de novembro de 2026, na Expoville, o 37º Congresso da FENAFIM e o IV CONCAAT da AFAMESC. A decisão decorre da comunhão de esforços do Município — representado pelo Secretário da Fazenda, Fernando Bade — e do Convention & Visitors Bureau de Joinville.
O anúncio foi feito em São Paulo, durante o 36º Congresso da FENAFIM, realizado conjuntamente com o XIII SENAM. A Presidente da AFAMESC,
Márcia Zilá, acompanhada do Diretor de Assuntos Institucionais, Guilherme Ouriques, comunicou com entusiasmo a escolha por Joinville.
A Administração Municipal esteve representada pelos Auditores Fiscais Maico Bettini (Gerente da Fiscalização), e Daniela Brito, Coordenadora do GTO da Reforma Tributária. Ambos reforçaram o compromisso da cidade com a realização do evento e para receber os participantes das diversas regiões do Estado e do Brasil.
O Diretor do Convention & Visitors Bureau, Giorgio Augusto Souza, apresentou aos participantes um panorama objetivo da cidade, sua infraestrutura e sua capacidade de sediar eventos de grande porte, destacando também sua cultura e tradições.
A Diretoria do SINAFIJ ressalta que a escolha de Joinville confirma o protagonismo nacional e técnico do Município na implementação da reforma tributária, especialmente pela participação ativa dos Auditores Fiscais e do Secretário da Fazenda na construção da regulamentação do novo modelo de tributação sobre o consumo.
O Presidente do SINAFIJ, Paulo Tsalikis, afirma que 2026 será um ano de desafios relevantes para a Administração Tributária Municipal e para os Auditores Fiscais. Destaca que os dois Congressos serão essenciais para qualificar os debates e preparar o país para o novo sistema tributário que entrará em vigor em 2027.
Finaliza agradecendo ao Município de Joinville, na pessoa do Secretário Bade, pelo empenho de esforços para sagrar a cidade como vencedor. Juntamente com o Convention, foram decisivos. Por fim, agradece a AFAMESC pela confiança em nossa capacidade, ressaltando que “Juntos somos mais fortes; porém, organizados, tornar-nos-emos imbatíveis.”


